terça-feira, 3 de junho de 2014

PROJETO 1



PROJETO 1

 HISTÓRIA E QUADRO DECORADO

História
MARIA E O JARDIM DAS FADAS
(Ale Dossena)

Maria era uma menina meiga, sapeca e sorridente. Seus cabelos eram da cor do trigo e seus olhos da cor do céu. Ela amava a natureza, respeitava os animais e seu passeio preferido era brincar no parque de sua cidade, onde ela corria, pulava, rolava na grama e dava risada. Ela divertia-se com o sol refletido na lagoa e com o vento balançando as árvores, fazendo parecer que elas estavam dançando.
Mas do que ela mais gostava mesmo era sentar-se perto das margaridas para admirar as borboletas. Ela achava que as borboletas eram fadas disfarçadas, mas isso foi antes daquela tarde em que ela ganhou uma surpresa. Enquanto as admirava, ouviu um sussurro e algo delicado tocou seu pé, quase fez cócegas! Ao virar para trás, notou um pequenino ser voando pelos arbustos e pousando debaixo das raízes escondidas na grama felpuda, até parar na fenda aberta do tronco de uma grande macieira. Não era uma abelha, nem uma joaninha. Também não era uma libélula. Então ela chegou mais perto, mais perto, mais perto ainda, e viu que era uma fadinha. 
Foi aí que Maria ouviu um sussurro quase musical:
- Oi linda menina! Você gostaria de conhecer nosso jardim? – perguntou a fada. E foi adentrando pela fenda.
- Oh sim! – respondeu Maria. Eu adoraria!
E logo levantou-se para seguí-la. A fenda por dentro do tronco da árvore era maior do que parecia, e quando Maria entrou, viu que lá dentro havia um corredor comprido e iluminado. As luzinhas das fadas foram piscando cada vez mais, até que terminaram em uma portinha redonda com uma fechadura no meio. Ao passar pela porta, Maria teve a mais bela visão. Tudo era colorido, brilhante e esvoaçante. Ela não se conteve e soltou um gritinho de felicidade.
A fada, presenciando sua alegria, disse:
- Este é o jardim das fadas. Vou apresentar algumas de nossas amigas. Essa é a fada vermelha, ela guia todos os visitantes. Aquela outra que está regando as flores é a fada laranja, e a que está com ela, a fada lilás, conversa com as flores para elas crescerem mais vigorosas.
 - Quem é aquela? – perguntou Maria, apontando para uma fada azul, que carregava uma linda flor vermelha.
- A fada azul cuida da plantação das flores, assim nosso jardim está sempre colorido e vibrante. – respondeu a fada. E continuou:
- Aquela linda fada amarela, sentada no cogumelo, aduba a terra antes da fada azul jogar as sementes. Como você viu aqui, cada uma de nós tem uma função. Ninguém fica parado e é com todas trabalhando que as coisas funcionam muito bem. Para mantermos a ordem e organização de um lugar é preciso muita dedicação.
Maria estava deslumbrada com o jardim e sua amiga fada percebeu:
- Minha criança, você pode voltar sempre que quiser e ainda irá conhecer muitas de nós por aqui.
- Como vou saber como encontrá-las novamente? – preocupou-se Maria.
Ao que a fada, alisando seu vestido com os delicados dedinhos, calmamente respondeu:
- Eu sou a fada rosa e também tenho uma função. Eu sou a regadora de sonhos! E sempre apareço e reapareço no sonho de alguém. Então, enquanto seus sonhos estiverem vivos e você acreditar, sempre lhe encontrarei.
Maria então olhou para a fada rosa, que cintilava e voava em sua direção, cada vez mais brilhante. Queria perguntar a ela como seria possível ela entrar no sonho de alguém, mas quando chegou mais perto, piscou os olhos por um segundo, e de repente, ela já não estava mais lá. No lugar dela, Maria viu o sol, brilhando como nunca no céu. E descobriu que estava deitada ao lado das margaridas, de onde nunca havia saído. 


Atividade de Artes 
(Ro Miqueletto)

Quadro Decorado


O quadro foi elaborado a partir de uma moldura para fotos. As crianças podem participar da montagem do quadro após a leitura da história ou o professor(a )pode montar o quadro com a participação das crianças enquanto a história é narrada.


A pintura da moldura foi feita com giz de cera e polida com um paninho macio.
As imagens são todas adesivadas e permitem que as crianças possam colocá-las nas posições que desejarem.


Os detalhes que embelezam as imagens são opcionais ficando a critério do profissional se são adequados à idade das crianças que irão trabalhar na atividade.








A colocação da foto é opcional, pode ser uma foto individual, do grupo ou do tema que está sendo trabalhado, devendo ser uma imagem que seja significativa à criança.


Sugestões de Eixos e Conteúdos a serem trabalhados:

Linguarem oral, leitura e escrita - Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes na história.
Natureza - Conhecer o modo de vida e as características dos insetos.
Matemática - Cores primárias e secundárias, números, quantidade, grandeza, figuras geométricas, texturas,
Artes Visuais - Pintura, recorte, colagem, desenho.

Materiais utilizados para confecção do quadro:

Moldura para fotos (plástico)
Papel para Scrapbook
Adesivos de fadas e insetos
Moldura chipboard decorada
Giz de cera
Cola
Tesoura

As atividades e conteúdos aqui propostos tem o intuito apenas de acrescentar novas idéias ao planejamento dos profissionais da área de educação e interessados na arte de contar histórias.



4 comentários:

PatiScrap... disse...

Oi Rô e Ale!! Só agora consegui passar aqui e conhecer melhor o projeto de vocês! Adorei ver como vcs misturaram contos e estórias em projetos pedagógicos lindos e muito interessantes para serem aplicados com as crianças!! Adorei! Vou sugerir o blog para algumas amigas que trabalham com arte com as crianças!! Tudo lindo por aqui! Parabéns!! Bjs e Sucesso!!!

ALE DOSSENA disse...

Oi Pati! Que bom que gostou! E agradecemos muito o seu apoio. Nesse início a divulgação é muito importante para o sucesso do projeto. E ficaremos muito felizes em saber que nossas propostas estão chegando até as crianças. Muito obrigada!! <3

Déa Café disse...

ué? jurava que havia comentado nesse post... foi no face, então? rs

Conto & Arte disse...

Obrigada meninas pelo carinho e pelo apoio! Beijos!