domingo, 15 de junho de 2014

PROJETO 2

Oi meninas e meninos!

Hoje estamos dando continuidade ao nosso projeto de contar histórias e fazer uma atividade lúdica !
A história será a mesma que foi escrita para o primeiro projeto mas o enfoque da atividade será diferente.

Lembramos que o objetivo deste projeto é ajudar pais e profissionais da área de educação a trabalhar o hábito da leitura através da arte!

PROJETO 2

História Maria e o Jardim das Fadas
(Ale Dossena)

MARIA E O JARDIM DAS FADAS

Maria era uma menina meiga, sapeca e sorridente. Seus cabelos eram da cor do trigo e seus olhos da cor do céu. Ela amava a natureza, respeitava os animais e seu passeio preferido era brincar no parque de sua cidade, onde ela corria, pulava, rolava na grama e dava risada. Ela divertia-se com o sol refletido na lagoa e com o vento balançando as árvores, fazendo parecer que elas estavam dançando.
Mas do que ela mais gostava mesmo era sentar-se perto das margaridas para admirar as borboletas. Ela achava que as borboletas eram fadas disfarçadas, mas isso foi antes daquela tarde em que ela ganhou uma surpresa. Enquanto as admirava, ouviu um sussurro e algo delicado tocou seu pé, quase fez cócegas! Ao virar para trás, notou um pequenino ser voando pelos arbustos e pousando debaixo das raízes escondidas na grama felpuda, até parar na fenda aberta do tronco de uma grande macieira. Não era uma abelha, nem uma joaninha. Também não era uma libélula. Então ela chegou mais perto, mais perto, mais perto ainda, e viu que era uma fadinha. 
Foi aí que Maria ouviu um sussurro quase musical:
- Oi linda menina! Você gostaria de conhecer nosso jardim? – perguntou a fada. E foi adentrando pela fenda.
- Oh sim! – respondeu Maria. Eu adoraria!
E logo levantou-se para seguí-la. A fenda por dentro do tronco da árvore era maior do que parecia, e quando Maria entrou, viu que lá dentro havia um corredor comprido e iluminado. As luzinhas das fadas foram piscando cada vez mais, até que terminaram em uma portinha redonda com uma fechadura no meio. Ao passar pela porta, Maria teve a mais bela visão. Tudo era colorido, brilhante e esvoaçante. Ela não se conteve e soltou um gritinho de felicidade.
A fada, presenciando sua alegria, disse:
- Este é o jardim das fadas. Vou apresentar algumas de nossas amigas. Essa é a fada vermelha, ela guia todos os visitantes. Aquela outra que está regando as flores é a fada laranja, e a que está com ela, a fada lilás, conversa com as flores para elas crescerem mais vigorosas.
 - Quem é aquela? – perguntou Maria, apontando para uma fada azul, que carregava uma linda flor vermelha.
- A fada azul cuida da plantação das flores, assim nosso jardim está sempre colorido e vibrante. – respondeu a fada. E continuou:
- Aquela linda fada amarela, sentada no cogumelo, aduba a terra antes da fada azul jogar as sementes. Como você viu aqui, cada uma de nós tem uma função. Ninguém fica parado e é com todas trabalhando que as coisas funcionam muito bem. Para mantermos a ordem e organização de um lugar é preciso muita dedicação.
Maria estava deslumbrada com o jardim e sua amiga fada percebeu:
- Minha criança, você pode voltar sempre que quiser e ainda irá conhecer muitas de nós por aqui.
- Como vou saber como encontrá-las novamente? – preocupou-se Maria.
Ao que a fada, alisando seu vestido com os delicados dedinhos, calmamente respondeu:
- Eu sou a fada rosa e também tenho uma função. Eu sou a regadora de sonhos! E sempre apareço e reapareço no sonho de alguém. Então, enquanto seus sonhos estiverem vivos e você acreditar, sempre lhe encontrarei.
Maria então olhou para a fada rosa, que cintilava e voava em sua direção, cada vez mais brilhante. Queria perguntar a ela como seria possível ela entrar no sonho de alguém, mas quando chegou mais perto, piscou os olhos por um segundo, e de repente, ela já não estava mais lá. No lugar dela, Maria viu o sol, brilhando como nunca no céu. E descobriu que estava deitada ao lado das margaridas, de onde nunca havia saído. 

ATIVIDADE PROPOSTA
(Ro Miqueletto)

CAIXA DECORADA
(Crianças de 6 a 12 anos)


Depois que as crianças ouvirem a história será decorada uma caixa com materiais que já foram utilizados no Projeto 1. 
Dentro desta caixa as crianças vão colocar os desenhos e textos referentes a história.


Sugestões de atividades:

1. Contar a história utilizando alguma técnica especial como fantoche , mural ou teatrinho de vara.
2. Após a história ser contada, decorar uma caixa de papelão ou MDF com o tema da história.
3. Quando as crianças estiverem decorando elas poderão relatar as partes da história que mais gostaram.
4. Propor às crianças que façam um desenho ou relatem a parte da história que mais gostaram.
5. Após desenharem e escreverem elas poderão mostrar ou lerem para o restante do grupo.
6. As crianças irão colocar seus desenhos e textos dentro da caixa.

Atividade complementar:

1. O professor(a) pode pedir que uma criança tire um desenho/texto de dentro da caixa e leia para as outras crianças (caso a criança ainda não consiga ler pode relatar o que está vendo no desenho).
2.Após a leitura o desenho/texto pode ser colocado em evidência na sala de aula, como por exemplo pendurado em um varal ou mural.
3. Ao término da leitura de todas as crianças a sala de aula terá um varal/mural repleto de desenhos/textos que vai ter um significado importante para elas.


O objetivo da atividade é fazer com que as crianças possam assimilar o conteúdo da história trabalhada de uma forma gostosa e lúdica utilizando atividade de artes, escrita e interpretação.
É importante que a criança se sinta a vontade em colocar no papel a sua interpretação!
O professor(a) pode variar as formas de leitura, alternando alunos/professor(a) para que as crianças possam sentirem-se incentivadas a participar da atividade.

É importante adequar a atividade e os materiais de acordo com a faixa etária da criança!

Material para Caixa Decorada

Caixa de papelão ou MDF
Papel Scrapbook 
Adesivos decorados
Fita dupla face
Cola
Tesoura
Toalha rendada de papel
Cartela de strass adesivado

As atividades e conteúdos aqui propostos tem o intuito apenas de acrescentar novas idéias ao planejamento dos profissionais da área de educação.






2 comentários:

Elis disse...

Meninas, o projeto é muito legal! Uma excelente ferramenta para a educação das crianças. Leitura e arte junto é tudo de bom! Parabéns e que seja um sucesso! Bjão!

Conto & Arte disse...

Elis, muito obrigada pelo carinho e pelo apoio! Beijos!