domingo, 14 de dezembro de 2014

Projeto 8 - Conto de Natal



Projeto 8

Oi meninas e meninos!

Estamos em dezembro e falta poucos dias para o Natal! 

Natal quer dizer um espírito de amor, um tempo quando o amor de Deus e o amor dos seres humanos deveriam prevalecer acima de todo o ódio e amargura, um tempo em que nossos pensamentos, ações, e o espírito de nossas vidas manifestam a presença de Deus.

E é com este espírito que nós do Conto & Arte apresentamos a história deste mês, fechando assim o ano de 2014!
Uma história linda com uma mensagem que toca nosso coração e nossa alma.

Nós desejamos a todos que compartilharam conosco este amor pela literatura e pela arte um Natal cheio de amor e um Novo Ano cheio de realizações!

Conto de Natal
(Ale Dossena)

Pedro nasceu em uma comunidade muito pobre. Desde menino ajudava seus pais a cuidarem da banca de revistas da família. Acordava cedinho, ia para a escola e passava as tardes separando os jornais, limpando as prateleiras e varrendo o chão da banquinha.
Diferente dos outros meninos, ao final do das suas tarefas, ele não pedia para seu pai os doces que ficavam nos potes em cima do balcão. Pedrinho sempre fazia o mesmo pedido:
- Papai, eu posso ler uma revista?
Após ouvir o sim de seu pai, ele escolhia na prateleira uma capa colorida e alegre. E assim ficou conhecendo o mundo inteiro. As paisagens, os mares, as construções gigantescas e imponentes. Ele conheceu planetas, universos, os tipos de flores e animais, palavras e cores diversas. E isso sempre o deixava muito feliz.
Mas um dia ele encontrou uma revista diferente. No final da prateleira, escondida e amassada, havia uma capa dourada, com um personagem que ele já conhecia: O Papai Noel! Ele abriu devagarzinho e percebeu que a revista inteira falava da rotina do Natal. Ele passou a conhecer a casa do Papai Noel, os elfos que o ajudavam, seu trenó e as renas que o dirigiam. E não se conteve mais, passou a querer conhecer aquelas terras distantes onde a neve enfeita os pinheiros e os presentes de Natal são embalados. 
Naquela noite ele fez um pedido antes de dormir. Gostaria que o Papai Noel naquele ano presenteasse todas as crianças carentes do seu quarteirão, que nunca ganharam um presente de Natal.
Então ele foi levado em sonhos para a casa do Papai Noel, escreveu sua cartinha, conheceu a fábrica de brinquedos e acordou sentindo-se o menino mais feliz do mundo. Ao menos ele havia sonhado com tudo que desejava conhecer.
Mas quando chegou o Natal, Pedro ganhou uma surpresa. Saiu cedo para a rua, e viu as crianças carentes da vizinhança brincando felizes com os presentes que ganharam. Esfregou os olhos, e foi até elas para realmente ter certeza do que via. E conversando, também descobriu que além dos presentes, elas ganharam um presente muito melhor, o carinho e o abraço das pessoas da comunidade.
Pedro então correu para sua casa para pegar seu brinquedo e juntou-se a eles. Foi o melhor Natal da sua infância! O que ele nunca soube é que na noite em que fez o pedido em oração, sua mãe que passava pela porta do quarto, ouviu. Então ela juntou as pessoas da comunidade e criou uma ação para arrecadar brinquedos para as crianças. Muitas pessoas das comunidades vizinhas doaram e muitas amizades foram feitas. Porque o verdadeiro Natal é isso. Amor, carinho, solidariedade.


Atividade
(Ro Miqueletto)

A atividade deste mês é um Presépio de Natal em forma de cartão.
 Ele pode ser colocado para decorar a casa e sua confecção é bem simples e fácil de fazer.
As imagens devem ser impressas em papel 180grs para que possa ficar bem firme ao ser colocado em pé .
A parte 2 e 3 devem ser recortadas e encaixadas na parte 1.

Aqui o Presépio montado:



Ilustração para Impressão
Presépio Parte 1
Ilustração para Impressão
Presépio Parte 2

Ilustração para Impressão
Presépio Parte 3

Aqui o arquivo para impressão no formato PDF:

O Conto e Atividade aqui propostos tem o intuito de inspirar e incentivar à educadores e leigos trabalhar a literatura e arte de uma maneira prazerosa e lúdica com suas crianças.
Os direitos são reservados às autoras!

Esperamos que gostem e tenham um Feliz Natal com suas crianças!



2 comentários:

Elis disse...

Meninas, não me canso de dizer que o projeto de vocês é lindo e que torço muito por ele. Adorei o conto que captou a essência do natal! Boas festas e um ano novo de luz para vocês!!!

ALE DOSSENA disse...

Oi Elis!!!
Obrigada pelo carinho e pela torcida!
Um 2015 maravilhoso para você.
Ale e Rô.